sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BPM


É com imenso prazer e gratidão que anunciamos o início do compartilhamento de conhecimentos de nossa consultoria com o público corporativo. Prazer por poder contribuir com uma pequena semente em muitos negócios. Gratidão por obter parte do seu tempo como nosso leitor.

A Sower Partners, por meio de seus sócios, irá escrever artigos mensais com conteúdo pertinente ao mundo dos Negócios.

Nosso início é desafiador, desmitificar o BPM. De qualquer forma,nosso sócio especialista em mapeamento e redesenho de processos, Gabriel Fiori, não se intimidou e tirou de letra essa missão.

Com isso nos colocamos a disposição para interações sobre os temas ou dúvidas que surgirem.



BPM - Business Process Management – Ou Gerenciamento de Processos de Negócios é uma abordagem metodológica para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos a fim de alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos, permitindo uma melhoria significativa nas atividades operacionais bem como nas áreas estratégicas da Organização.
Na prática, o BPM surge como uma inovação no modo de gerenciar uma organização, já que com a aplicação desta metodologia consegue-se visualizar os processos que realmente agregam valor para o cliente final.
Um ponto importante a se destacar nesse conceito é o entendimento “ponta-a-ponta” da organização, que consiste na percepção da necessidade do cliente e naquilo que as empresas irão desenvolver para entregar ao mesmo.
Muitas empresas já adotaram a metodologia do BPM como estrutura gerencial para se destacarem no mercado, uma vez que um novo cenário competitivo está se moldando nas organizações. E qual é esse cenário que as empresas estão vivendo?
- Necessidade das empresas serem mais enxutas e flexíveis;
- Clientes cada vez mais exigentes;
- Competição Globalizada;
- Valorização dos Indivíduos, do conhecimento e da Inovação;
- Maior complexidade e incerteza nas operações (RISCO);
- Crescimento da Terceirização;
- Uso intensivo da TI nos Negócios;
Essas são abordagens chaves do cenário atual das organizações. E para aumentarmos nossa competitividade, o BPM contribui para que as empresas sejam mais eficientes em suas tomadas de decisão e, consequentemente, possam gerar melhores resultados.

Qual a importância de se ter uma empresa orientada por processos?
Uma das principais vantagens de uma organização ser gerenciada por processos é a capacidade de visualizar a interação dos setores ou áreas. Muito mais do que a expressão “minha parte eu fiz”, as pessoas normalmente só conseguem visualizar as atividades desenvolvidas dentro do seu setor, e se contentam em entregar aquilo que o “setor” ou gerente do setor exigiu. Quando uma organização é gerenciada por processos, os funcionários e diretores conseguem visualizar as atividades como um todo, identificando soluções e melhorias operacionais naquelas que realmente agregam valor.

Qual é o resultado em valores que uma organização obtém ao aplicar o BPM?
Através de pesquisas realizadas por instituições competentes, pode-se notar que na maioria das empresas mais de 60% das atividades operacionais realizadas não geravam valor, ou seja, as atividades desenvolvidas no dia a dia não impactavam diretamente no produto/serviço a ser entregue ao cliente. Em trabalhos realizados na implantação do BPM foi possível identificar casos em que as empresas tinham mais de 70% das atividades produtivas que não geravam valor.

Qual o tempo para se implantar BPM?
A implantação desta metodologia busca uma mudança cultural nas organizações. Dado o alto grau de discussão em seminários e reuniões especializadas, o BPM facilita as organizações a implantarem essa mudança cultural, já que toda discussão ou melhoria da empresa estará centrada em processos/atividades e não em pessoas ou setores. Portanto, a estimativa de prazo de implantação é bastante relativa e depende do tamanho e da complexidade de cada empresa. Porém, podemos afirmar que uma vez implementado, a próxima meta da empresa é a busca pela maturidade da gestão de seus processos.

Como faço para implementar BPM?
Talvez, muitos empresários pensem que gestão por processos é desenhar caixinhas e montar fluxogramas. Não, BPM não é isso.
Para implantar BPM, as empresas necessitam de especialistas que consigam entender o desenvolvimento de cada atividade, como elas se relacionam e quais os valores que elas geram. Para isso, é aplicado ferramentas de modelagem que consigam demonstrar em todas as etapas as informações contidas em cada atividade.

O BPM é uma “moda em gestão”?
Não. Podemos afirmar que muito mais que uma metodologia, o BPM une vários conceitos e ferramentas de qualidade, tais como Lean, Six Sigma e FMEA que são aplicados de acordo com a característica de cada organização, tornando-se uma metodologia cultural dentro das organizações.


Gabriel Puntel Fiori – Sócio Fundador da SOWER PARTNERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário